30 de Dezembro de 2019

O Conselho Deliberativo da BRF Previdência aprovou as Políticas de Investimentos dos Planos para período 2020 a 2024 elaboradas pela Diretoria Executiva.

As Políticas de Investimentos em suas versões integrais estão disponíveis na área de Autoatendimento do site. Após registro de seus dados de acesso, clique no menu “Políticas de Investimentos”.

Cenário

Em geral, as novas Políticas indicam maior diversificação na distribuição de alocação dos recursos em função dos atuais níveis de juros reais dos títulos públicos federais e da renda fixa inferiores às necessidades de rentabilidade dos Planos, que permanecem em inflação mais 5% ao ano, taxa desafiadora dados cenários presentes.

Assim, são orientadas alocações superior às atuais em ativos de renda variável e fundos de investimento no exterior, imobiliário e multimercado, a serem realizadas ao longo do próximo ano na busca de rentabilidades e riscos compatíveis com as necessidades das obrigações dos Planos.

Gestão dos Investimentos

A leitura da Política de Investimentos de seu Plano é importante pois nela estão estabelecidos os princípios e diretrizes que orientam toda a gestão dos investimentos dos recursos detidos.

O material é bastante completo, trazendo informações para conhecimento do participante referentes tópicos relacionados com objetivos, governança, responsabilidades, processos, controles, alçadas, restrições, taxa mínima atuarial ou índice de referência, metas de rentabilidades e limites, como de concentração, alocação objetivo por segmento, risco de mercado, crédito e liquidez, além de descrições das necessidades do Plano e premissas de expectativas futuras para inflação e para rentabilidades dos principais segmentos/classes de ativos financeiros.

Informações sobre exigências legais para elaboração de Política de Investimentos estão, principalmente, contidas na Resolução CMN 4.661, de 25/05/18, em especial artigo 19, e na Instrução PREVIC nº 6, de 14/11/18, artigo 23.

Desempenhos em 2019 muito além das metas

Vale destacar que, apesar dos desafios futuros na busca de boas rentabilidades sob riscos apropriados, os desempenhos históricos dos investimentos dos Planos exibem padrão adequado. Em especial, as rentabilidades no ano de 2019 encontram-se em patamares que superam bem as metas, contribuindo com expectativas de seus atingimentos em visão de períodos maiores – que são mais próprios para avaliação de desempenho de investimentos de recursos previdenciários – do que os ciclos menores como os anuais.

Cadastre-se

Caso ainda não tenha efetuado o cadastro na área de Autoatendimento, clique aqui e cadastre-se.



Fonte: BRF Previdência