BRF Previdência promove palestras e debates em 1ª Semana do Compliance

O Compliance e o Programa de Integridade foram temas de debates na BRF Previdência entre seus conselheiros, gestores e colaboradores. Sob o slogan “Não basta ser, tem que parecer ser!”, a Entidade promoveu entre os dias 22 e 26 de agosto a sua 1ª Semana do Compliance.

Conduzido pelos responsáveis da área Jurídico, Governança e Compliance na BRF Previdência, Victor Postigo e Felipe Vieira, a 1ª Semana do Compliance teve a participação do presidente do Conselho Deliberativo, Gilson Ross; Diretoria Executiva, Rosane von Mecheln, Diretora-Superintendente; Mauro Bogoni, Diretor Administrativo e de Seguridade, e de Marcio Tavares, Diretor de Investimentos. Além disso, contou com os palestrantes:

  • Reynaldo Goto, Chief Compliance Officer (CCO) da BRF S/A
  • Poliana Lemos da Silva, Gerente de Compliance da Fundação Libertas
  • Aparecida Ribeiro Garcia Pagliarini, Coordenadora da Comissão de Ética da ABRAPP/ SINDAPP e Consultora de Entidades Fechadas de Previdência Complementar.

Para Gilson Ross, o Compliance é nossa maior parceira, é uma área presente de uma forma muito forte e aberta, e que está conosco para nos orientar com as melhores práticas em nossos procedimentos.  “Temos um time preparado e profissional sempre pronto pra nos ajudar, sou um entusiasta deste assunto, por isso, agradeço a todos que trouxeram essa semana de debates na Entidade”, comemora Gilson.

Segundo Rosane von Mecheln, o tema precisa ser parte de nossa natureza, ou seja, devemos fazer as coisas em Compliance. “Importante a fala de nosso conselheiro sobre a importância do tema, que somatiza toda a Entidade e leva os nossos preceitos, de responsabilidade e que nos ajuda a estruturar o tema da forma mais adequada possível, atendendo a legislação também, com isso, renovamos nossos votos e comprometimento com aquilo que é certo, legal, não aceitando nenhum tipo de coisa que não esteja condizente com nosso código de ética e reponsabilidade”, defende Rosane.

O CCO da BRF, Reynaldo Goto, ressaltou a importância do Compliance destacando que os compromissos da empresa são inegociáveis. Nosso sistema é baseado em três pilares: Integridade, Segurança e Qualidade. Esses compromissos têm alguns pontos em comuns, como todos serem substantivos femininos, mas é importante lembrar que dependem da atitude de cada um de nós. Mais que as minhas palavras, do presidente do conselho ou da diretora superintendente, é impossível estarmos em todos os lugares, por isso é fundamental a atitude de cada um de nós neste processo, destaca Reynaldo.

Segundo Poliana Silva, o Compliance atua como uma espécie de guarda-chuva, já que precisa reunir, recomendar e/ou implementar controles e procedimentos sobre aspectos de governança, conduta, transparência e temas como ética e integridade. “Além disso, o Compliance também atua de forma preventiva e detectiva, e cada vez mais tem se tornado uma atividade consultiva em toda a organização”, explica Poliana.

Já Aparecida Pagliarini agradeceu por fazer parte da 1ª Semana de Compliance da BRF Previdência, destacando que reputa um tema que é de maior importância na sustentação da Governança, não só das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, mas de qualquer tipo de sociedade, tendo fins lucrativos ou não. “O Compliance é como um pedal do freio, quanto melhor funcionar, mais você poderá acelerar sem perder o controle. Essa é uma frase de um autor estrangeiro, mas que se aplica com toda certeza na necessidade que temos de sempre avançar. Em especial, na velocidade que o mundo tem avançado, nos surpreendendo sempre com situações novas, como na economia, longevidade, mudanças nas relações de trabalho, enfim, questões que não tínhamos noções que precisávamos ter. É neste sentido que o Compliance atua e faz com que que todos nós, administradores e colaboradores da Entidade, não se percam neste emaranhado de novidades, surpresas e até mesmo de incertezas, explica Pagliarini.

Para encerrar essa 1ª Semana do Compliance da BRF Previdência, Rosane fez um agradecimento a todos que se dedicaram na organização do evento e dos colaboradores que participaram das atividades. “Foi uma semana muito especial, tivemos a oportunidade de ouvir pessoas importantes que debateram o tema, e em nome também do conselho deliberativo parabenizo a todos”, comemora Rosane.

Mauro Bogoni também agradeceu a todo o time que se empenhou pela realização do evento e destacou a importância da LGPD neste contexto que envolve o Compliance. “A proteção de dados tem se tornado cada vez mais necessária, em especial pela quantidade de informações que o setor privado detém. Desta forma, são estes conceitos que vem ganhando espaço pra manter a conformidade nas organizações, a LGPD e o Compliance”, explica Mauro.

A relação do Compliance com os Investimentos recebeu o destaque de Marcio Tavares. “Sempre que as empresas se relacionam em um processo de compra, fusão, negociação, o Compliance é uma parte inicial e importante neste processo para avaliar a continuidade do negócio. Por isso, achei bastante relevante as palestras que tivemos, os materiais e vídeos apresentados, que reforçam a importância desta área na empresa. Tendo dúvidas sobre processos, ferramentas, sistemas, intepretação de normas, enfim, é sempre importante consultar a área de Compliance”, orienta Márcio.

Por fim, os responsáveis pela área Jurídico, Governança e Compliance agradeceram a todos pela participação na 1ª Semana de Compliance na BRF Previdência, e as colegas Rose Silva e Vitória Rosa, que ajudaram na organização dos eventos.

“Agradeço a diretoria e a todos que contribuíram para este desafio que foi a organização deste evento. Fico satisfeito e realizado com tudo o que vivenciamos, as palavras de carinho e elogios que recebemos, são essas as recompensas. Agradeço também a todos os colegas que participaram desta 1ª Semana, espero que os conteúdos tenham agregado e vamos em frente que no próximo ano teremos mais novidades”, celebra Victor.

Felipe também agradeceu a presença da Fundação Libertas, da BRF e da Aparecida Pagliarini com a contribuição das palestras. “Agradeço mais uma vez a Diretoria Executiva, a todos que ajudaram na organização do evento e aos colegas da Entidade que se dedicaram na participação desta semana. Sabemos que os temas de Compliance são repetitivos, mas é importante que assim sejam para gravá-los. Seguiremos auxiliando, sendo essa área que ajuda na solução de problemas e que alinha esforços para conduzir cada vez melhor este nosso Programa de Integridade”, finaliza Felipe.